quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Malu com 9 meses




É filha, então fica assim...um amor tão grande que mal cabe em mim. Dedico a você as flores do mundo. Já se passaram nove meses desde que você chegou. Num piscar de olhos e pronto chegou aos nove esbanjando simpatia. Não quero ser aquela mãe babona demais, que acha que o filho é o supra-sumo do Universo. É o mais bonito, o mais inteligente, o mais...bem, mas para mim vc é a mais tudo. E confesso uma vaidade que a mamãe carrega. Sua beleza e alegria chamam a atenção das pessoas na rua. Elogiam seus olhos que são suuuuuper expressivos, sua simpatia, sua beleza e isso tudo me enche de orgulho e de alegria.

 - Começou a entender que a mamãe e o papai te deixam na vovó para trabalhar. E daí, apronta o maior berreiro. Quando chegamos logo pela manhã na casa dos avós ela até faz cara feia. É de chorar de rir, filha.

 - Mas quando saimos para o trabalho, ela fica super parceira da vovó. Adora  vê-la se maquiando. Fica sentada na bancada da pia do banheiro namorando a avó.

 - Adora crianças. Não pode ver uma que sorri, quer pegar. É super interativa. Já com os adultos fica meio “armada”. Não se entrega tão docemente.  Acho justo e compreendo. Rsrsrs.

 - Aprendeu a dar beijo estalado. Antes, quando pedíamos um beijo, ela encostava a boquinha onde quer que fosse, mas sem o estalo.

 - Bate palminha que é a coisa mais linda do mundi.

 - Adora dançar com a mamãe. Eu digo: filha, vamos dançar "bambada"? E ela já dá a mãozinha. Quase morro de amor.

 - Fica super eufórica quando chegamos na nossa casinha. Parece queê sente saudade dos seus brinquedos, quarto,  da árvore de Natal. Quando avista a porta de entrada já abre o sorriso e começa a balançar as perninhas.

 - Aprendeu o som do cachorro e do tigre.

 - Já consegue identificar objetos/fenômenos quando a questionamos. Malu, onde está a chuva. Ela olha a janela. Onde está o Jofrey ( um urso de pelúcia que a vovó Bete deu). Você procura e fixa o olhar quando o encontra. Onde está o passarinho? Olha para o céu e assim vai..

 - Experimentou danoninho pela primeira vez e gostou. “Aquele que vale por um bifinho”.

 - Os cabelos estão mais volumosos, mas ainda a considero uma bebe careca (sempre sonhei em ter filhos carecas. Ficam com mais cara de neném, sabe?).
 - Quando acaba de mamar, fica tão, mas tão feliz que joga a cabeça para trás e faz: Rá! Tipo: pronto, estou satisfeita.

 - Para dar banho temos de colocar a banheira dentro do Box do banheiro porque é água para todos os lados. Você bate a mãozinha e se joga no banho.

 - Já fica de pé, mas tem de estar apoiada. Gosta da mesa de centro da sala e das paredes para se sentir maior. O papai diz assim pra vc: Filha, gigante, gigante e ela arma aquele sorriso e se esforça para ficar de pé.

 - Está fazendo nervinho. Quando fica irritada com alguma coisa, fecha as mãozinhas e faz arrrrrrr. Fica tão vermelha que quase explode. Dá vontade de sorrir, mas eu também fico com peninha.

 - Ainda não come maravilhosamente bem. Há dias em que come; há outros que não. Confesso, com vergonha, que isso está me tirando do sério. Dá vontade de te chacoalhar. Porque queria muito que vc mantivesse uma regularidade. Às vezes penso que vou ficar louca em frente a sua cadeirinha de alimentação. Mas Deus há de me ajudar neste aspecto, filha.

 - Em compensação, se por um lado nega a comida; por outro é apaixonada com o mama da mamãe. Já aprendeu que puxando a minha blusa, logo alí embaixo dela,  vai encontrar o seu parque de diversão. Daí eu pergunto: neném quer peitinho? e ela me olha com aquele sorriso de sapeca e diz que sim com a cabeça. Posso com um negócio desse?? Daí, tem gente que me aconselha a "pular" uma mamada para ver ser come melhor. Isso me deixa triste. Não consigo negar meus peitos para ela..

 - Os dentes superiores já começaram a dar sinais de vida. Por um lado fico feliz, porque sei que está tudo bem com você, mas por outro fico triste, pois vou perder a banguela mais linda de todo o Planeta.

 - Depois de escrever a linha acima, passa-se uma semana e os dentes aparecem de verdade. Não apenas 2, mas quatro dentinhos. Percebemos que ficou mais irritada e voltou a comer ZERO de comida. OMG. Desespero da sua mãe.

 - Aprendeu com a madrinha a falar gatinho. Ela começa: Ga...e vc: Tim.

 - Está ficando com os cabelos loiros. Imagina: loira de olho puxado. Minha japonesa loira. Eu aguento com tanta fofurice?


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pensamento

É maravilhoso ser sua mãe. Obrigada por ter nos escolhido como seus pais. A cada dia você nos encanta mais. E a cada dia, vejo o seu crescimento, o seu desenvolvimento. Os meus dias, filha, estão absolutamente cheios. Aquela vidinha, sem graça, que a mamãe tinha, acabou! Você preenche todas as horas. E isso é incrível, apesar de às vezes também ser um pouco cansativo (mas, recompensador). Cuidar de um bebê exige atenção dobrada, dedicação full time. Pense, meu amor, como vocês são indefesos e dependentes.

Muitas vezes me pego olhando para cada detalhe que compõe o seu ser: sua boca, nariz, olhinhos, cílios, pezinhos, mãos. Tenho tudo gravado, amorosamente, na minha cabeça. E a saudade já bate no peito. Saudade do que estou vivendo. Saudade de vc, nessa fase. O tempo passa muito depressa e sem querer ser piégas, devemos aproveitar tudo, tudinho para que depois não fique a frustração, aquela sensação de que deixei passar.

Minha candura, sorte a nossa de ter você em nossa companhia. Amo muito a minha filha linda!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Malu com 8 meses





 - Umas das fases mais lindas.

 - Está super divertida. Começou a fase de fazer gracinhas.

 - O seu avô faz caminhadas diariamente e quando retorna faz flexões. Esse movimento é paralelo ao vai e vem da cabeça e vc, Malu, muito esperta começou a imitá-lo. Então, perguntamos: como o vovô faz? e ela, docemente, faz o vai e vem com a cabeça.

 - A tia Glaice reparou que ela dá gargalhada quando algúem espirra. Então, a tia Glaice faz aaatchimmm!! e ela se abre toda. Daí, perguntamos: como a tia Glaice faz? e vc, Arrrr. É um som engraçado que ela insiste em dizer que é um atchimmm!! Coisa mais fofa do nosso Planeta!

 - Não sabe o que quer. Colo, chão, chão, colo...

 - Está super curiosa. Quer pegar em tudo, ver tudo. Não para mais. Graças a Deus.

 - Teve uma gripe. Parou de comer e tivemos que fazer um trabalho de formiguinha novamente para ela voltar a aceitar as papinhas.

 - Está cada vez mais apegada a mamãe. E eu estou amaaaando.

 - Ficou encantada com os enfeites de Natal.

 - Está cada vez mais difícil trocar a sua roupa. Recusa-se com todas as forças.

 - Começou a dar algumas birrinhas.

 - Começou a ENGATINHAR!!! OBAAAAAAAAAA!!!! (filha, confesso que fiquei emocionada).

  - Aprendeu a dar beijo. Tudo que acha bonito, quer encostar a boquinha. Não faz estalo, mas a gente sabe que é um beijo.

 - É capaz de passar ótimos minutos distraída com o brinquedos espalhados pelo chão. Brinca tanto que a cabeça fica suadinha.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Está guardado




Achei tão lindo um trecho que li, filha. Resolvi deixar aqui registrado. É exatamente o que todas as mães do UNIVERSO deveriam fazer:

"Você nunca vai ter esse dia de novo com seus filhos. Amanhã, eles estão um pouco mais velhos que hoje. O hoje é um presente. Respire e repare. Estude seus rostos, seus pequenos pés e preste atenção. Aproveite o hoje, mãe! Ele vai acabar antes que você possa perceber."

E é desse jeitinho mesmo. Eu aproveito cada detalhe, cada fase, cada momento. Tenho registrado na minha memória seus pés, suas maozinhas, o formato das suas unhas, a forma como você pega no meu seio, nos meus cabelos quando está mamando, suas risadinhas...enfim, tudo está aqui. Guardado no meu coração, na minha alma. Têm sido os melhores registros da minha vida, filha.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Desabafo

Sempre achei esse negócio de comparação um saco. Sempre tive um discurso contrário. Sempre pensei que nunca, jamais faria comparações quando tivesse um filho. Ledo engano. Hoje, me pego fazendo questionamentos para as devidas comparações. E isso, sinceramente, é horrível.  O seu filho come bem? A sua filha já engatinha? O seu bebê aceita suco? Quando encontro uma mãe na rua que me dá uma brecha faço essas perguntas como quem não quer nada e no meu íntimo digo: poxa, a Malu não come nem três colheres de sopa; é a Malu ainda não engatinha, só está ensaiando; a Malu não aceita suco de forma alguma...nunca pensei que faria uma coisa dessas. De certa forma fico frustrada por comparar.
Tenho um marido que é maravilhoso e está se saindo ótimo pai também. É ele quem me diz: lu não compara a nossa filha com outras crianças. Ela é única. Ela tem o tempo dela. Nunca imaginei que fosse ouvir esse conselho. Na minha cabeça sempre achei que eu seria a pessoa que daria esse tipo de conselho. Agora está cada vez mais claro que devo julgar cada vez menos as pessoas, especialmente, as mães. Quando nos tornamos uma delas, tudo muda, todos os conceitos caem por terra. As teorias não nos servem para quase nada. O que vale mesmo é a prática, é o dia a dia. Os teóricos dizem que é errado dar comida para o filho ao tempo em que ele assiste Galinha Pintadinha; os livros abominam que os bebes adormeçam no colo da mãe; a psicologia reforça a necessidade de o neném entender que não pode ir para a cama dos pais...e são tantas as formulações, as conspirações, as teorias. Se seguirmos tudo isso, é bem capaz que fiquemos loucos e criemos robôs ao invés de seres humanos.
Tenho tentado a cada dia ser menos comparativa e entender que cada ser tem o seu próprio  tempo. Que a gente não pode mudar o curso da vida; que não temos o domínio de muitas coisas. Que não somos deus. Após a maternidade percebi o quanto tenho que mudar, me transformar, evoluir. Devo aprender muito ainda. Obrigada Malu por me ensinar tanto.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Malu com 7 meses

26/09/2012 



- O primeiro dente começa a despontar. Para ser mais exata com 7 meses e 2 dias.

 - Deslanchou em balbuciar, em emitir sons. Coisa mais linda de todo o universo.

 - Ainda não está comendo bem.

 - Amaaaaa ir para o colo do vovô. Bate as perninhas e se joga.

 - Pela primeira vez, ficou 4 dias sem fazer coco.

 - Começa a dar sinais de engatinhar.

 - Colocou, pela priemira vez, por livre e espontânea vontade o pezinho na boca. Vontade de morder.

 - Dar os bracinhos para ir para o colo da mamãe e quando está no colo da mamãe, chora que quer ir para o papai. Coisa mais engraçada.

 - Começa a ter mais cabelo.

 - Adora quando colocada em pé.

 - Engasgou feio.

 - A mamãe está estimulando vc a pegar os objetos mais afastados de vc e qd consegue a mamãe faz uma festa: bate palma e te dá um beijo. Em uma das vezes a mamãe esqueceu de fazer isso e vc olhou com aquela cara mais linda pra mim como se dissesse: ué, vc não vai me dar os parabéns?!

 - Já consegue, quando está sentada, dar quase 360 graus com o corpinho para pegar algum objeto.

 - Está na fase de não poder me ver que dá escândalo. E para falar bem a verdade, fico toda envaidecida com essa sua dependência da mamis. Linda!!!!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Malu com 6 meses

26/08/2012





 - Descobriu que tem língua. hauhauahaua. É uma piada. Vira e mexe lá está ela com a bendita linguinha pra lá e pra cá. Quando não põe ela pra fora.
 - Aprendeu também que pode bater os pés na hora do banho e daí é um deus nos acuda. Água pra todos os lados.
 - Tomou banho de chuveiro com a mamãe e A D O R O U.
 - Pela primeira vez tivemos de sair correndo com ela para o hospital. Estávamos no shopping e o pai deixou ela passar a língua na colher que tinha um bocadinho de chocolate. Em menos de 5 segundos a boca dela começou a inchar e ficar com o rostinho todo cheio de bolinhas. Mas não deu para saber se foi, de fato, o chocolate ou se foi uma alergia desencadeada por um dos componentes da vacina hexa, que tinha tomado naquele mesmo dia. (só para efeito de consulta: minha pequena tem dermatite de contato).
 - Dá birra para sair da cadeirinha do carro.
 - Consegue sentar sozinhaaaa. E acha o máximo ver as coisas de outro ângulo.
 - Ganhou o cavalinho branco visto pela tia Penha antes mesmo da Malu nascer.
 - Consegue pegar os objetos com mais firmeza.

 - Quando está chorando, se acalma quando eu e o papis imita o barulho dos bichos. Haja imaginação filha. "e o pintinho faz: piu piu", " e o Jonnhy faz au au", " e o gatinho faz miau", "e o galo faz co co ro cooooo"...
 - Passa os objetos de uma mão para outra.
 - Voltei para o trabalho e a Malu ficou com a vovó para alívio do meu coração.
 - Foi à chacará e ficou mega feliz ao ver a natureza, o ar livre. Aliás, ela adora espaços abertos.
 - Viu, pessoalmente, pela primeira vez cavalo, galinha, boi, vaca.
 - Está mais curiosa do que nunca.
 - O cocô está ficando com outra consistência e odor.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Coração apertado

4/09/2012

Faltam exatamente sete dias para eu retornar ao trabalho e o meu coração está ficando cada vez mais apertado. Tento não pensar, não sofrer por antecedência, não ficar lamureando, mas...tá difícil. Ok, a Malu vai ficar com a avó, mas mesmo assim, o coração sofre, chora, acalma, sofre, chora, acalma...exatamente desse jeito. Penso: meu deus me ajuda a ganhar na Mega Sena. Mas daí, reflito, porque será meu Santo Cristo que o senhor será tão generoso comigo? Eu não sou mais especial do que as outras maezinhas, não estou sofrendo mais e blá, blá, blá. É daí que me consolo um pouco, que percebo nesse mundão de meudeus que não sou a única a passar por essa saparação. O que tenho a dizer para a Malu: filha, vou e volto. VOU, pois quero te dar uma vida razoável por aqui, coisa que, infelizmente, só o dinheiro possibilita: boa escola, aulas extracurriculares, esporte...e VOLTO porque quero te encher de carinho, de beijo, de aconchego, de brincadeiras, de cumplicidade, de AMOR. E isso, eu faço questão. Não tem ninguém que possa me substituir nesse sentido, eu tendo a vida linda que deus me deu. Amo você filha. Mamãe VAI, mas VOLTA.

Malu com 5 meses

26/07/2012




 - Adora brincar na colcha forrada no chão. Passa bons minutos brincando.
 - Passa mais tempo se divertindo no berço, na cama, na colcha no chão. Isso, desde que tenha alguém ao seu lado. Abre o berreiro quando percebe que esse alguém saiu de perto dela.
 - Adora quando o papai a leva para ver a mamãe tomando banho e vice-versa.
 - Fica hipnotizada quando entra no elevador. Papai disse a ela que é a caixinha mágica.

 - Quando vai tomar o sol matinal, dá birra quando colocada no carrinho. Gosta de apreciar as árvores, o movimento da rua no colo. De boba, ela não tem nada. Dessa forma, a visão fica mais ampla. hehehehe.
 - Foi pela primeira vez para a praia. Não estranhou absolutamente nada, pelo contrário gostou de tudo. Não deu o menor trabalho. Colocou o pezinho na água do mar e não chorou, mas quando testou a água da piscina abriu o berreiro.
 - Era tanta informção para ela assimilar na viagem, que teve um dia que ela capotou às 17h e só acordou para mamar e dormiu de novo. Mas daí, a partir desse dia a pequena começou a acordar junto com as galinhas, às 6h da matina. hehehehe.
 - Começou a comer papinhas. Gostou de banana, torceu o nariz para maçã e gostou muito mais ou menos da papinha de sal. Gostou de beber água. Mas sua predileção continua mesmo pelos peitones.
 - Mal acorda e faz brrrrrrrrr com a boca. Daí, é baba para todos os lados, para todos os palcos. Coisa mais fofa do meu Planeta.
 - Fica estática olhando para a gente quando começamos a balbuciar para ela de forma lenta as palavras: mamãe, papai, Malu, vovô, vovó, padrinho, madrinha, titio, titia e por aí vai. Teve uma vez que a vovó conseguiu fazê-la dormir dessa forma.
 - Quer pegar tudo que está ao seu alcance e quando não consegue fica MEGA irritada.
 - Continua alucinada pelo meu cabelo.
 - Se antes o papi tinha importãncia secundária para a pequena, agora ele também é protagonista. E o papis fica todo orgulhoso com a conquista.
 - Registrei que havia gostado da painha de banana e da de sal mais ou menos, né!? Pois é, mas o fato é que está cada vez mais díficil. Vc se recusa com todas as forças. Confesso que fico muuuuuito irritada com a sua resistência, pois os dias estão passando e logo logo já é hora da mamãe voltar para o trabalho. Vc não quer pegar a mamadeira e daí o meu coração fica ainda mais apertado. Mas eu e seu amado pai somos peristentes e cada dia tentamos um pouquinho.
 - Está quase careca, mas continua liiiiiiinda de doer.
 - Ainda está banguela, mas continua liiiinda de morder.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Malu com 4 meses

26/06/2012



 - Já sabe gargalhar.
 - Está mais atenta a tudo ao seu redor. Chega a virar a cabeça quando algo a interessa.
 - Descobriu que tem dois pezinhos. Adora brincar com eles. É a coisa mais fofa do UNIVERSO.
 - Quando algo a desagrada, joga o corpo para trás.
 - O choro está mais forte e estridente.
 - Continua a balbuciar sons diversos.
 - Está com a cabeça mais dura do que nunca.
 - Está com mais firmeza para pegar objetos. Quer levar quase tudo a boca.
 - Na hora do banho fica tão feliz que derruba metade da água fora da banheira.
 - Além do papai e da mamãe, reconhece a vovó, o vovô, o padrinho e a Sueli (a menina que trabalha na casa da minha mãe).
 - Foi na chacara do vovô e da vovó pela segunda vez e ficou encantada com o balanço das árvores.
 - Adoooooora a música: neném sem chupeta, avião sem asa...sou eu assim sem você...
 - Passou do moisés, que ficava no nosso quarto, para o berço. Estranhou um pouco, acordou umas três vezes na noite, mas depois se acostumou.


Malu com 3 meses

26/05/2012


 - Ela que adorava o mobile do carrinho, agora dá pouca ou quase nehuma importância. Nessa fase, o vovô apresentou a ela um ursinho de pelúcia branco e a baby quase surta de tanta alegria.
 - O vovô está ensinando ela fazer barulho com os lábios. Tipo: brrrrrrr. Não pode ver o meu pai que junta todas as forças que ela tem, junto com a baba para fazer o som.
 - Namora o papai e a mamãe de um jeito todo especial. Olha no fundo dos nossos olhos e começa a sorrir.
 - Foi pela primeira vez a Goiânia visitar o tio Rafa. Aproveitamos e demos uma passeada de carrinho próximo ao zoológico.
 - Sorri deleciosamente. Está quase conseguindo gargalhar.
 - Adooooora quando eu faço movimentos com as mãos e o cabelo.
 - Quando quer dormir, não tem quem a segure. Enfia a cara debaixo do suvaco do papai sem cerimônia e adormece como um anjo.
 - Usou o vestido que o padrinho deu de presente e a gente quase pira de tanto amor.
 - Faz sons indescritíveis com a boca. Coisa mais linda.
 - Está ficando grande para o Moisés que está no nosso quarto. Estou triste porque serei obrigada a colocá-la no berço.
 - Fica irritada quando está com fome e o leite demora a descer.
  - Teve bronquiolite. Ohhhhhhh, dó da minha pequena.
 - Tem uma mania que amamaos. Quando está prestes a acordar logo pela manhã, chora de olhinhos fechados. Daí, falamos bem baixinho no ouvido dela: calma, filha. É a mamãe e o papai que estão aqui com você. Então, ela abre os olhos e dá aquele sorriso de deixar qualquer um desconcertado de amor.
 - Concentra para pegar os objetos.
 - Coloca quase toda a mão na boca e chupa loucamente.
 - Continua babando horrores.
 - E a gente?? Como fica com ela?? Quase loucos de tanto amor.

Malu com 2 meses

26/04/2012


  - Sorri encantadora e descaradamente.
 - Saliva muito com bolinhas.
 - Teve a primeira reação com vacina (DTP) e a mamãe quase pira.
 - Mudou de pediatra pela terceira vez.
 - Está interagindo com o ambiente com o qual vive.
 - Reconhece a voz do pai e da mãe.
 - Fixa o olhar com mais atenção nos objetos.
 - Continua a adorar os quadros das paredes.
 - Sorri ao olhar a árvore e os pássaros das paredes do quarto dela.
 - Fica encantada com o mobile e é capaz de ficar bons minutos a observá-lo.
 - Ouviu a voz da vovó Maninha ao telefone enquanto mamava, parou de sugar e deu um sorriso. A vovó, claro, se derreteu.
 - Visitou pela primeira vez os avós em Anapólis.
 - Tem um jeito todo especial de dormir: com a cabeça escangotada. Mesmo se insistimos colocá-la com a cabeça reta.
 - Contrariando algumas pessoas e alguns livros que dizem que o banho de balde acalma, ela fica eufórica e pula.
 - Está saindo com mais frequência. Foi ao mercado, shopping e frutaria.
 - Adora ficar pelada.
 - O banho deixou de ser traumático.

Malu com 1 mês

26/03/2012 

- Fixa o olhar em alguns pontos.

 - Sorri timidamente.

 - Adora observar os quadros da parede.

 - Ao tomar banho, dá escandâlo quando colocada de "papo para o ar".

 - Soluça muito.

 - Braços e pernas movimentam-se desgovernadamente.

 - Os cabelos começaram a cair.

 - As unhas das mãos já foram cortadas três vezes, enquanto as dos pezinhos não foram aparadas nenhuma vez, pois simplesmente não crescem.

 - As orelhas foram furadas ao 4º dia de vida e ganharam um par de brinco de pérola.

 - Emite pouco som.

 - O umbigo caiu ao 7º dia.

 - Peso: 3.450 Kg

 - Altura: 52,5cm

Primeiros dias

19/03/2012

Você tem 22 dias e ainda e ainda estamos na casa da sua avó Maninha. Aqui tem sido muito legal e importante, pois ela tem nos ajudado bastante. A experiência que ela me passa tem sido fundamental . Seu avô e padrinho estão "babando" com a sua fofurice. Filha, não há como não se apaixonar por você.

Sua rotina é bem tranquila. Acorda durante a madrugada umas 2 vezes, mama, troco sua fralda, seu pai faz questão de colocá-la para arrotar, e depois a embala no coliho gostoso dele. Durante o dia você dorme tão bem, tão bem que ás vezes a mamãe precisa tirar sua roupa para te despertar. Amo, Amo, Amo!!

Amor grande

16/03/2012

Filha, a cada dia que passa nosso amor por você se torna infinitamente grande. Às vezes, me pego olhando para o seu serzinho tão indefeso e meus olhos se enchem de lágrimas. Daí penso: como Deus é grande. Só temos a agradecer por você existir.

Oração e emoção

17/02/2012

Na oração que a tia Penha fez para nós antes do parto, ela viu:

 - Anel;
 - Carneirinho;
 - Trem;
 - Balinha;
 - Alimento espiritual e físico;
 - Dom da palavra,
 - Sorriso afetuoso e marcante.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sua chegada a Nós...Obrigada!!

26/02/2012



Querida,

Estava tudo programado para você vir ao mundo de forma natural, mas o líquido da placenta estava diminuindo e a obstetra não quis arriscar. Eu poderia optar por prolongar, ou seja, esperar sentir as contrações, mas resolvi que não. E fui, surpreendida num sábado, ensolarado, indo para um churrasco. O celular da mamãe toca e era a médica: Lú, meu coração está pedindo para fazermos o parto amanhã. O queêêêê??? Fiquei aflita, mas não podia ir contra o que ela estava falando. Afinal, a médica tinha muuuuita experiência e eu não podia ir contra. Ou melhor, até podia, mas resolvi seguir as orientações dela.

No outro dia, lá estávamos nós no hospital Santa Lúcia, bem cedinho, tipo umas 7h da manhã para dar entrada. Fomos para a sala de cirurgia e o meu coração estava pulando, quase saltando da boca. Confesso que estava ansiosa. Queria te ver e saber que estava tudo certo com você. A sala de parto estava descontraída. Os médicos, anestesistas e enfermeiros conversando amenidades. Acho que faz parte do processo para que nós, pacientes, nos sintamos mais tranqüilos. E acho que é uma ótima estratégia, pois funcionou comigo.

O único momento que fiquei tensa, filha, foi com a anestesia. Porque tem um tantão de gente que põe medo na gente por causa da bendita. Mas o anestesista foi um querido. Sempre perguntando se estava tudo bem com a mamãe.

De repenteeeeeeeeeee o médico que estava auxiliando a obstetra disse para o seu pai: Ué, rapaz o que vc está fazendo desse lado daí? Vem para cá, sua filha vai nascer. Seu pai estava segurando na mão da mamãe para acalmar. E daí, você chegou ao mundo, linda, perfeita, rosada. A pediatra me mostrou você rapidamente (isso, eu acho chato num parto cesárea, pois acredito que deveríamos ficar namorando uma a outra por alguns minutos antes de levarem você para fazer os testes de praxe) e ficamos emocionados: eu e seu pai. Você chegou para alegrar nossas vidas e encher de emoção os nossos corações.

Quarto pronto

22 e 23/01/12





Agora começou uma das etapas mais prazerosas da gestação: a decoração do quartinho, onde vamos ter os momentos mais íntimos com você, filha. Fixamos a árvore e os passarinhos que a mamãe fez especialmente para você. E o seu pai colocou os adesivos. Arrumei suas mini roupinhas na cômoda e coloquei os enfeites. As prateleiras em formato de nuvens que pedimos para fazer também ficaram uma lindeza. Está quase tudo pronto: só faltam uma mesinha que já providenciamos a pintura na cor amarela e terminar de acomodar as roupitchas, que ainda estão sendo lavadas. Filha, acho que vai gostar do seu quartinho. Está aconchegante, delicioso. Eu e seu pai ficamos imaginando você se divertindo com o colorido do quarto. Ahh, imaginamos também dando o banho, colocando a roupinha, escolhendo o sapatinho ou meinha, dando de mamar e colocando você para dormir. Parece um sonho...e está próximo, muito próximo.

34ª semana e uma bebê linda

18/01/12

Chegamos na 34ª semana de gestação, filha. E hoje temos mais uma ultrassonografia. A Dra. nos informou que você está ótima. Seu desenvolvimento está super normal para a idade gestacional. Está pesando aproximadamente 2,300 kg e medindo 45 cm. Sim, filha, tudo isso. A mamãe fica namorando a barriga e pensando; “meu Deus, como a “casinha” dela está ficando pequena”.  Malu, você não imagina o quanto é maravilhoso ouvir a médica descrevendo cada órgão e diagnosticando que está tudo perfeito com você. Obrigada, DEUS!!

Chá de Malu

7/01/12


É hoje Malu...depois das lembrancinhas prontas, feitas carinhosamente pela vovó Maninha, vamos ao chá de fraldas da nossa pequena. Pense no tanto que foi lindo, filha. Tudo feito no maior esmero. A decoração decidimos, nós mesmos, fazermos. Mas garanto que não ficou devendo nada as lojas que se propõem a organização de festas. Quase todo mundo que a mamãe convidou foi nos prestigiar. Mas chega de conversa, é melhor você ficar com as fotos que falam mais do que mil palavras. Um encanto!!

Ecografia em 3D

7/12/2011

Hoje foi a vez da ultrassonografia em 3D (puro capricho de pais babões). A minha obstetra já havia me adiantado que a 3D não dava muitos detalhes, como peso e medidas, mas mesmo assim quisemos realizar o exame. Era a oportunidade que tínhamos de ter imagens suas com  melhor resolução. Será que dava para perder essa chance?? Foi fofo. Você é linda, minha filha. O rostinho é redondo, tem bochechas gordas, o pezinho delícia, as pernocas assanhadas e a boquinha a coisa mais linda “di mundi” (expressão utilizada pelo seu pai sempre quando se refere a você – florzinha dos nossos corações).

A sua avó materna  foi nos acompanhar, como sempre tem feito. Faz questão de vê-la ao vivo e nem com tantas cores assim. Para seus avós paternos é mais difícil de ir às consultas. Eles moram em Anápolis. Mas seu pai faz questão de mantê-los informados de tudo que se passa com a neta. Enviou na mesma hora, por e-mail, suas fotos em 3D. O tempo passa e a ansiedade em pegá-la nos braços aumenta.

Ajuda da vovó

12/11/2011

Sua avó Maninha começou a me ajudar com a decoração do quarto e do seu chá de fraldas.  Fomos à Taguacenter, um lugar que parece a rua 25 de março em São Paulo. Acha-se de tudo. Andamos a beça e adiantamos muita coisa. Gastei um pouco, mas com todo o prazer “di mundi”.

Compramos umas 40 caixinhas para lembranças do seu chá de fraldas, tintas e pincéis, além de alguns objetos decorativos. A vovó, uma linda do tamanho do céu, está caprichosa, pintando as caixas. Tem me ajudado horrores. Aliás, filha, é muito bom ter mãe. Às vezes a gente se desentende, mas eu sei que no frigir dos ovos quem me apóia de forma incondicional é ela.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Decoração


2/10/2011

Estava só esperando saber o sexo para dar início à decoração do seu quarto. Já tinha um monte de referência guardada numa pasta. Fizemos questão de nós mesmos produzirmos tudo. Assim, nos sentimos mais próximos de você. Fica mais pessoal. E tem sido uma delícia essa experiência. Decidimos fazer algo simples, leve e lindo. Como deve ser. A mamãe tem uma amiga, Leila, que é uma querida e me ensinou o que estou fazendo agora para o seu quartinho. A decoração terá passarinhos e uma árvore – tudo feito de papel panamá e tecido.  Fico ansiosa para chegar em casa do trabalho. Tomamos um banho, fazemos um lanche e daí em diante me dedico a dar vida ao seu cantinho.  Corto os passarinhos, escolho os tecidos, colo e mostro pro marido e seu papis. Os palpites são sinceros: “esse tá lindo vidinha”, “esse não gostei muito, acho que a combinação de tecidos não ficou muito boa”.  Ouço a opinião do maridón e refaço tudo novamente. A maioria das vezes, ele tem toda a razão.  O berço e a cômoda optamos por comprar em Goiânia. O material é melhor e o precinho é mais justo.  Filha, amo você!!

E o neném é...meninaaaaa


29/9/2011

Então foi assim...hoje foi o dia da ultrassom gestacional, desta vez para descobrirmos o sexo do baby. A doutora quis matar de ansiedade os pais e avó em doses homeopáticas. Começou a avaliação do neném de cima para baixo com a explicação de que assim seria difícil esquecer de comentar algum litlle órgão (fofo!!). Aqui é a cabeça, com o cérebro, os olhinhos, a boca, a língua, o nariz; mais abaixo temos o coração, com os átrios e ventrículos, logo aqui o esôfago, os rins, o fígado...nessas alturas eu estava com o meu coração saindo pela boca de tanto nervosismo. Quando foi para dizer a que veio, a fofura fechou as pernocas. Mas daí, a doutora apertou um bocadinho a minha barriga e falou: pronto, não tenho dúvida: vcs serão pais de uma menina.

A surpresa foi grande, pois desde sempre eu pensei que fosse ser mãe de menino. Já tinha até nome. Toda a minha família, não sei por que, apostava no sexo masculino. Para falar a verdade, nunca me vi cuidando de menina: lacinhos, sapatinhos com detalhes, miçangas, enfim o lado ROSA não me pertencia. Mas, a maternidade é algo belo, sublime e inexplicável. Foi só ter a certeza de que viria uma belezura e o meu coração se encheu de graça e alegria. Agora já penso no Universo feminino com mais amplitude e percebo o quão maravilhoso é ser mãe de uma bebezona. O pai está radiante de felicidade. Como não estar feliz diante de tamanha graça.

Viagem na barriga

11 a 20/8

Estamos aproveitando muuuuito. Os lugares são lindos, fofos, românticos. Os nossos campanheiros de viagem – seus avós - são maravilhosos. Mega cuidadosos com a gente, pequeno (a). Me sinto muito bem. Nada de enjôos, indisposição , azia...quanta generosidade comigo! Acordamos cedo, umas 8h, e começamos nosso turismo após o café da manhã. Caminhamos até os principais pontos turísticos, no trajeto nos deparamos com ruas lindas, floridas, ensolaradas, cheias de graça. Pit stop para um lanche numa bresserie charmosa e prosseguimos. Mais uma boa caminhada e a grávida já está implorando por comida. Sentamos num restaurante, sem pressa. Comemos, bebemos e lá vamos nós andar, andar, andar até a próxima parada para um bom jantar. Ahhhh, depois disso nós estamos pedindo por cama, né filhote!?

Rumo à Itália


 10/8/2011


Nosso bebe querido! Hoje vamos embarcar rumo à Itália. Eu, vc, seu papis e avós maternos (eles resolveram ir de última hora. Confesso que fiquei bem mais tranqüila). É a primeira vez, com 10 semanas e três dias, que pisará em terras estrangeiras. Vai ver como será uma delícia. Estou um pouco preocupada com a distância (9h de vôo até Portugal e mais 3h até Veneza), mas bem feliz! Vai dar tudo certo, se Deus quiser!

Primeira Ecografia

14/7/2011


Acordei mega ansiosa. Hoje, eu, marido e vovó vamos ver pela primeira vez o projetinho de gente mais desejado. Eu e minha mãe chegamos ao consultório pontualmente, às 15h. Logo que chegamos, a secretária pediu meus documentos e solicitou que aguardasse uns minutos. Seria o tempo para que o pai adentrasse no consultório. De repente, a atendente chama-me. Eu, com cara de quem aguardava ansiosamente pelo pai da criança perguntei se não poderia esperar um pouquinho o meu marido.  A moça respondeu que não, a médica aguardava. Bom, lá fui eu, xingando o maridón até a última geração. Mas a fofa da ultrassonografista percebendo a minha tristezinha ficou enrolando até o marido entrar na salinha eufórico. Todo mundo riu e a médica disse calmamente: pronto, vamos dar início.  Meu coração faltava sair pela boca de tanta emoção. A médica com aquele troço incômodo lá dentro mexendo de um lado e do outro e me explicando o que era o saco gestacional, o que seria a placenta, por onde o bebe estava se alimentando até o cordão umbilical ser formado e...tchanããããã..aqui está o seu bebe. Muito fofo com os seus 7mm. Aqui está o coraçãozinho dele. tumtumtumtum. Tão pequenino e tão forte. Que orgulho deste filhote. Doida para que chegue a próxima ultrassonografia. Santo Deus, que felicidade!!

Primeira Consulta

08//7/2011


Hoje tivemos a primeira consulta – eu, marido e bebe - com o Obstetra. Eu e meu marido entramos no consultório e meio impulsiva já entreguei o exame de sangue para ele e disse: olha aí doutor vê se estou grávida mesmo. Você ainda tem dúvida?, perguntou. Está, ou melhor, estão super grávidos. Olhei para o marido e ele todo bobo. A consulta foi bem legal. Passou algumas recomendações. Disse que um turbilhão de sensações diferentes tomaria conta do meu corpo e pediu que fizesse a primeira ultrassonografia na semana seguinte que assim daria para eu ouvir os batimentos cardíacos do filhote. Quanta ansiedade!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Foi assim...

7 de julho de 2011





A minha vontade é gritar. Gritar muito. Para todo mundo ouvir. Mas diz uma lenda que é melhor completar três meses para que todo mundo possa saber. Crendice ou não, é melhor não contrariar. Mas eu vou confessar uma coisa: ainda não acredito. A ficha ainda não caiu. Esperei tanto, tanto, mas tanto por este momento que quando, finalmente aconteceu eu não acreditei. Eu, grávida? Será? Mas como assim? Eu pensei que quando soubesse ia morrer de chorar. Mas o fato é que foi surpreendentemente diferente. Primeiro, a pessoa que vos fala não soube interpretar o resultado. Quando li, pensei “que raiva. Não foi dessa vez”. Eu e o marido que já tínhamos feito o teste de farmárcia e havia dado positivo não entendemos o resultado de sangue. Mas o fato é que não deu negativo eu é que não soube ler. Que burra. Dá zero para mim...

Pois é, daí eu escrevi no msn para o marido “não foi dessa vez”. Vê aí. Passei os números de protocolo e senha para ele. Ele acessou e me disse que estava muito estranho aquele teste. O mínimo para gravidez é 50,0 Um/Ml. E o meu deu 16.936,3MU/Ml. O que a gente não estava enxergando é que existe uma grande diferença entre vírgula e ponto. Foi só uma questão de leitura, ora bolas. Nisso, eu fiquei aqui toda triste, cabisbaixa. De repente, vi na minha tela um EU VOU SER PAI. Eu fiquei sem entender nada. Nisso eu teclei: como assim? Ele me disse que foi em busca de uma resposta médica. Mas como a gente não queria que ninguém do trabalho soubesse ele teve de dizer que era para a irmã dele. Claro, que todo mundo ficou espantado. Como assim? Fala para ela ligar para o médico dela. Daí o marido: mas ele está viajando. Ah, então deixa eu ligar para um conhecido médico, se prontificou uma colega de trabalho. Olha só Dr. fulano o resultado de gravidez da minha amiga deu tanto. Daí o Dr disse: está pra lá de grávida. Daí a menina que fez esse favorzão: é Marcus sua irmã está grávida, mesmo. Ela deve estar querendo esconder da família. Mal sabia ela que era para ele e que nossa vontade era espalhar para quem amamos.

Foi assim, foi uma saga a procura da melhor resposta de nossas vidas. Agora, vou esperar até amanhã quando irei falar com o ginecologista e me informar melhor sobre a minha doce gravidez.

O que significa gerar uma vida?

                                                                                                                                    5 de julho de 2011 







É ter o privilégio de ser escolhida para essa nobre missão.
É ensinar, compartilhar e acima de tudo aprender.
É saber que você será eternamente responsável pelo que cativas com o seu rebento.
É amar incondicionalmente.
É compreender a importância das trocas e doações.
É desaprender o ritual.
É respeitar.
É um exercício, sem ser uma obrigação.
É deixar de lado um monte de conceitos e conselhos e seguir as orientações do seu Coração.
É saber ouvir, às vezes muito mais do que falar.
É ter a certeza de que vale a pena tanta dedicação e carinho.
É ter a consciência de que mimo em demasia pode não ser o suficiente.
É ensinar ainda no útero os significados das palavras solidariedade, humildade e compaixão.
É plantar e regar para florescer.
É ser eternamente grata pela oportunidade de ser M Ã E.

É isso mesmo...estou G R Á V I D A


Obrigada!!!

Datas

Filha, as datas do blog não correspondem à realidade, ou seja, o que vale são as marcações feitas no próprio texto. Isso porque a mamãe criou o blog após 6 meses do seu nascimento. Se eu não me fiz entender, querida, te explico melhor quando estiver lendo. Te amo!!